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Base de Dados
São colecções de dados com uma estrutura regular que organizam informação. Um banco de dados normalmente agrupa informações utilizadas para um mesmo fim.

CMYK
Modelo de cor que utiliza o cião, magenta, amarelo e preto. As três primeiras são cores primárias subtractivas. Quando a cor é aplicada no papel elas absorvem a luz. Os comprimentos de onda que não são absorvidos são reflectidos e essas são as cores vistas pelo olho humano.

Comunicação One to One
Meio de comunicar com um indivíduo utilizando imagens e textos variáveis e específicos para cada pessoa através da utilização dos elementos inscritos numa base de dados.

Cross-Media
Utilização de diferentes meios e mecanismos de promoção de forma a promover serviços e produtos.

CRM
Sigla para Customer Relationship Management. Todos os aspectos da interacção entre uma companhia e os seus Clientes cujo intuito é aumentarem a satisfação e lealdade desse Cliente.

Custo por Peça
Resultado obtido através da divisão do custo de uma campanha pelo número de peças enviadas. O resultado é uma métrica limitada e enganadora já que não leva em linha de conta os resultados gerados na campanha.

Custo por Resposta
O método correcto de avaliar o custo de uma campanha de marketing directo já que relaciona o custo da campanha com as respostas obtidas. Os resultados são um factor determinante na avaliação dos custos da campanha.

Customização
A quarta fase do marketing directo. Na customização tenta-se combinar elementos estáticos com personalização normalmente de uma forma híbrida combinando impressão offset a cores com digital a preto.

Data Mining
Método de análise de uma base de dados com o objectivo de descobrir padrões escondidos e pouco evidentes de modo a prever comportamentos.

Hard Proofs
Quando se produz uma prova física de um documento então chama-se hard proofing. Para além de mais dispendioso também obriga a que o processo de produção demore mais a começar.

Impressão Digital
Método de impressão através do qual a informação e imagens são impressas do computador directamente no papel sem a necessidade de filmes ou outro meio de transferência.

Individualização
Utilização de dados do consumidor para variar todos os elementos de uma campanha tal como, texto, imagem, design, ofertas, produtos para cada indivíduo. A individualização é a forma de comunicação que utiliza o verdadeiro poder da Comunicação One to One. Esta representa a quinta fase na evolução do marketing directo.

Marketing Directo
Entende-se por Marketing Directo toda a técnica de comunicação personalizada que utilize ficheiros, bases ou banco de dados pessoais, com vista a estabelecer uma relação interactiva com o consumidor, com um objectivo de resposta bem definido.

Personalização
Utilização de informação pessoal numa campanha de marketing tal como o nome. A personalização representa a terceira fase da evolução do marketing directo.

Print On Demand
Conceito ou workflow onde os materiais são impressos na quantidade necessária quando existe uma encomenda ou pedido. O Print On Demand tem como objectivo reduzir custos, stock e desperdício de recursos naturais.

Purl
Personalized Uniform Resource Locator. Funcionalmente serve como um url, mas ao invés de apontar para um local na internet liga a um endereço localizado num servidor intermediário no qual está instalada um base de dados abrindo assim um site personalizado único e exclusivo. Normalmente o link utilizado num Purl tem o nome do contacto tal como www.mydirectimedia.pt/manuelficticio

ROI
Sigla para Return On Investment. Quando num ambiente de VDC é normal falar em Response On Investment.

Segmentação
Método de separar uma base de dados em grupos ou segmentos com características comuns (dados demográficos, geográficos, padrão de consumo., etc). A segmentação foi a segunda fase da evolução do marketing directo.

Soft Proofs
Rever um documento no ecrãn de um computador é chamado de soft proofing. É um processo perfeito para acelerar o tempo necessário à aprovação do trabalho e reduzir custos com provas.

Suporte de Impressão
Superfície sobre a qual é feita uma impressão.

Trans-Promo
Documento transaccional (extractos e facturas) que utiliza mensagens promocionais dirigidas ao receptor da informação.

Variável
Todos os elementos que podem ser variados numa peça de comunicação individualizada através da utilização de uma base de dados.

VDC
Significa Variable Data Communication. Igual a VDP, mas aplicável a um número diferente de meios. Quando falamos em Campanhas One to One Cross-Media estamos a falar de VDC.

VDP
Sigla que significa Variable Data Printing. Diz respeito a um processo de impressão no qual cada página impressa contém variáveis determinadas pelo conteúdo de uma base de dados. Dependendo do número de variáveis utilizadas é possível formar combinações de modo a que todas as páginas impressas sejam diferentes.

Web to Print
É um processo de impressão que faz a ligação entre conteúdos online e o local remoto de impressão. Este sistema permite que através de um portal online qualquer pessoa crie, edite, aprove e envie para impressão templates ou novos documentos de uma forma simples e rápida.

 
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