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Home > Comunicação One to One > Introdução

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canphone.gifJá alguma vez sonhou com a possibilidade de falar com cada Cliente directamente e de uma forma individualizada? Vários estudos independentes têm mostrado que a utilização de uma comunicação mais relevante resulta em:

  • Aumento de respostas e resultados
  • Redução nos custos de aquisição de novos Clientes
  • Aumento na retenção e fidelização de Clientes
  • Redução dos custos associados à manutenção de stock

O incremento nos resultados derivados da utilização de uma comunicação personalizada face a uma não personalizada são evidentes:

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Cor
Se a cor não fosse importante a nossa visão seria a preto e branco. A cor é uma força persuasiva subliminar. Capta a nossa atenção e envia poderosas mensagens. Várias investigações científicas estudam a importância da cor e as reacções do ser humana às diferentes cores. Cada vez mais estes estudos sobre as reacções humanas à cor são colocados em prática no dia-a-dia. São inúmeras as vantagens na utilização do poder da cor em comunicação em comparação com o preto e branco:

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Estudos dizem que uma impressão permanente é conseguida em noventa segundos e que a cor é responsável em 60% pela aceitação ou não de um objecto. Como as sensações causadas pela cor são rápidas e duradouras, as decisões acerca de uma palete de cor são um factor crítico no sucesso de uma campanha. A cor envia uma mensagem subliminar que desempenha um papel determinante no sucesso ou fracasso de uma peça.

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ROI
Em ambiente de Marketing Directo o ROI refere-se a Response on Investment e não a Return on Investment, muito embora ambos possam ser calculados. O sucesso de uma campanha está directamente relacionado com a taxa de resposta e o valor das vendas. A Comunicação One to One é um método eficaz a aplicar de forma a melhorar o ROI das suas campanhas. Além disso é possível atingir os objectivos com menos peças de mailing, reduzindo os custos de impressão e de correios e maximizando os seus investimentos.

O seu ROI poderá aumentar significativamente com a utilização da Comunicação One to One. O que prefere? Gastar 10.000 Euros para uma acção em que contacta 10.000 potenciais Clientes e que lhe gera uma taxa de resposta de 1% ou gastar apenas 5.000 Euros numa acção em que contacta apenas os 2.500 mais prováveis Clientes, mas que lhe gera uma taxa de resposta de 4% (ou até bastante mais)? Claro que a resposta correcta é a segunda opção, pois o seu ROI passa de 100 Euros/contacto para 75 Euros/contacto. É verdade que o custo por envio é superior mas o que é mais relevante, o custo por envio ou o custo por resposta? E se tiver dúvidas, porque não recorrer ao que todos os marketers bem sucedidos defendem à décadas? Testar! Enquanto mantém a sua actual estratégia de contactos mais massificados e menos personalizados, faça um teste sobre uma parte da sua base de dados. Nós podemos ajudá-lo a fazer esse teste... Estamos certos de que esta abordagem resulta!

Relevância
A palavra relevância é de especial importância quando se fala de Comunicação One to One. O objectivo é aumentar a relevância da mensagem a enviar e garantir uma resposta emocional positiva. Já não faz sentido segmentar as bases de dados para marketing directo e criar diferentes versões do mesmo mailing. Não só é complicado como extremamente limitado. Com a impressão de dados variáveis é possível trabalhar uma base de dados através da utilização de critérios realmente relevantes para cada Cliente em questão.

Os incrementos nas respostas a uma campanha One to One são significativos quando comparadas com uma campanha estática:

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Fidelização e Programas de Incentivos
O conhecimento do Cliente é fundamental para colocar em prática um programa de fidelização. A Comunicação One to One permite que se relacione com os seus Clientes de uma forma directa, individualizada e pessoal de forma a criar um verdadeiro diálogo com cada um deles. Através desse diálogo poderá aprender cada vez mais a respeito dos seus Cliente e dessa forma fidelizá-los à sua marca.

Customer Lifetime Value
O Customer Lifetime Value é uma medida cada vez mais usada pelas empresas para calcular o valor de cada Cliente ao longo do seu ciclo de vida. Com a comunicação One to One poderá tornar em realidade o potencial que cada um dos seus Clientes representa para si. Através da utilização de programas de fidelização bem definidos ficará surpreendido ao descobrir que afinal o Customer Lifetime Value dos seus Clientes é superior ao que estimava inicialmente.

Cross-selling e Up-Selling
Com base nos dados do Cliente torna-se muito mais fácil fazer cross-selling e up-selling de produtos utilizando a Comunicação de Dados Variáveis. Faça ofertas de cross-selling e up-selling aos seus Clientes com base no conhecimento dos seus padrões de consumo e sustente a sua relação através da venda de mais serviços e produtos. Utilize a sua base de dados de Clientes para gerar cupões, bónus e assim garantir a evolução de uma relação transparente e proveitosa para si e para os seus Clientes.

 
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